quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Homenagem da Receita Federal do Brasil ao Acadêmico José de Anchieta Antunes de Souza.

Homenagem solene a membro da Academia de Letras,Artes e Ofícios Municipais de PE:José de Anchieta Antunes,na inauguração da nova sede da Inspetoria da Receita Federal do Brasil em Cabedelo, no Estado da Paraíba.
Novo Prédio da Receita Federal do Brasil em Cabedelo- PB.
O Superintendente Regional da Receita Federal do Brasil da 4º Região Fiscal, Sr.Luiz Fernando Teixeira Nunes, o Delegado da Receita Federal do Brasil em João Pessoa, Sr. José Honorato de Souza e o Inspetor da Receita Federal do Brasil em Cabedelo, Sr. Paulo Sérgio Costa, tiveram a grata satisfação de convidar Autoridades Nacionais, Estaduais, e Municipais para participar da solenidade de inauguração da nova Sede da Inspetoria da Receita Federal do Brasil em Cabedelo, que foi realizada às 10 horas do dia 28 de Dezembro de 2010, na Rua Presidente João Pessoa, nº65, Centro-Cabedelo -PB.
Durante o ato solene os convidados especiais e seus familiares cantaram o hino nacional, assistiram o descerramento de uma placa comemorativa, escutaram com atenção aos discursantes que se sucederam em peças oratórias, onde fizeram uma exposição metódica sobre a História da Inspetoria no Porto de Cabedelo e da preparação para a edificação do novo prédio da Receita Federal do Brasil, da 4º Região.
Inspetores  José Lopes e Anchieta Antunes descobrindo a placa comemorativa.
Descobriram a placa comemorativa, o 1º Inspetor da Receita Federal em Cabedelo, José de Anchieta Antunes, hoje membro de ALAOMPE e o último inspetor da Receita Federal no cargo, Sr. José Lopes.
Foi também inaugurada uma Galeria Oficial de fotos de todos os Inspetores da Receita Federal do Brasil, que passaram por Cabedelo desde os anos 1969 até hoje, cumprindo suas funções administrativas com dedicação, probidade e respeito as normas legais estabelecidas em legislação pertinente. Encontram-se na Galeria, oito fotografias enquadradas em aço inoxidável em um design arrojado e moderno onde está impresso o nome do Inspetor e os anos em que cada um desenvolveu sua função. Destacaram-se características de cada Inspetoria, sendo que, José de Anchieta Antunes, hoje Auditor Fiscal aposentado, escritor e Acadêmico, levou a cabo sua função de primeiro Inspetor da Receita Federal do Brasil em Cabedelo, durante o período de 1969 à 1974; na época foram implantadas várias indústrias no Parque Industrial da Cidade de João Pessoa, com importação de  maquinarias pesadas e aparelhos tecnológicos necessários  ao funcionamento das mesmas, que aportavam no Porto de Cabedelo.


Foram chamados os Inspetores e suas famílias, um a um,  para descobrir sua fotografia, e receber uma placa individual de lembrança de sua destacada função.
Acompanharam a José de Anchieta Antunes sua esposa, duas filhas, genros, netos, cunhada e sobrinho, que se deslocaram de outras cidades, como Rio de Janeiro, Manaus , Recife e João Pessoa para assistirem à Homenagem recebida com emoção pelo excelente cumprimento dos trabalhos em seu cargo tantos anos atrás. Hoje reconhecido nesta solenidade, e usando as próprias palavras do homenageado: “Nunca acreditei,que aos meus 73 anos de idade,receberia uma homenagem pelo meu trabalho de 1969 à 1974, quando fui um jovem dinâmico e dedicado no desempenho da minha labor pública como 1º Inspetor da Receita Federal do Brasil na Paraíba, aqui em Cabedelo, local que me recebeu naquela época, e que me agradece hoje, já idoso, o que me deixa profundamente comovido. Emocionado  assisto à inauguração deste  novo imóvel público moderno e funcional, já que o antigo prédio havia recebido na década de 1960 a primeira reforma na sua edificação, administrada por mim e pela assistente administrativa, D. Carmen,obra que perdurou até quase os dias atuais.”
Finalizado o ato todos os presentes percorreram as dependências da repartição pública da Inspetoria da Receita Federal do Brasil em Cabedelo, apreciando as modernas instalações, que comunicam o edifício de uma rua a outra paralela, o que permite um melhor cumprimento de suas atividades.
Parabéns aos homenageados e aos mentores deste novo prédio que serve ao benefício do contribuinte, e a um melhor desempenho dos funcionários federais.
                    Acadêmica e Jornalista: Dea C. G. Coirolo. Gravatá, Jan,2011

 

Um comentário:

  1. Olá Dona Dea!
    Fiquei feliz ao ler esse texto que narra a homenagem feita ao Seu Ancheita.
    A senhora deve ter ficado muito orgulhosa do seu marido.
    Um grande beijo a todos.

    ResponderExcluir