terça-feira, 23 de novembro de 2010

Dia Nacional da Consciência Negra

Pintura a óleo de “Zumbi dos Palmares: O Pacificador”, da Acadêmica Dea Cirse Garcia Coirolo.
O projeto Lei nº 10.639 de 09/10/2003 determinou que a data 20 de Novembro seja o Dia Nacional da Consciência Negra em todo o Brasil.
O homenageado é Zumbi dos Palmares, nascido em Palmares, Alagoas, em 1655. O Líder Quilombola é símbolo da luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Zumbi morreu degolado pelas tropas do Bandeirante Domingos Jorge Velho em 20 de Novembro de 1695 aos 40 anos de idade, Século XVII, defendendo a liberdade dos negros e a cultura afro-brasileira.
Considero que Zumbi, a pesar de ser um líder guerreiro teve, quando governou o Quilombo dos Palmares, um papel pacificador. Organizou a população negra do Quilombo que tinha aproximadamente 30 mil habitantes para viver em paz, e produzir tudo o que era necessário para sua alimentação e desenvolvimento de acordo com a sua cultura africana.
Por tudo o que significou na História do Brasil, e querendo fazer uma homenagem ao Dia da Consciência Negra pintei este óleo sobre tela, ao que intitulei de “Zumbi dos Palmares: O Pacificador”, no Ano de 2006 em Gravatá-PE, onde moro até hoje.
Acadêmica Dea Cirse Garcia Coirolo Antunes.    

Óleo sobre tela: 0,20cmX0,30cm.
Ano:2006. Gravatá/PE
Título:  ”Zumbi dos Palmares: O Pacificador”
Pintora: Dea Cirse Garcia Coirolo Antunes
                 Acadêmica da ALAOMPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário